7 iniciativas e alternativas para evitar o uso do canudo plástico.

Mais de 8 milhões de toneladas de resíduos vão parar nos oceanos todos os anos e a maior parte desses resíduos é plástico. O canudinho está entre os 10 materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias e oceanos. Somente nos EUA, são usados 500 milhões de canudos diariamente. Se alinhados os canudos, um na frente do outro, seria possível dar duas voltas e meia no planeta.

 

2

 

 

O canudo é feito de um plástico que geralmente não é reciclado por ser muito leve e ter baixo valor comercial, a maior parte deles vai parar nos aterros sanitários, rios, lagoas e oceanos. O plástico não se decompõe, ele se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica desequilibrando toda a cadeia alimentar. Já foram encontradas partículas de plástico em diversos animais marinhos, como ostras e peixes. Esses animais são consumidos por outros animais, incluindo por nós, humanos.

 

Diversas aves e animais marinhos já foram encontrados gravemente feridos por canudos, que acabam se prendendo nesses animais ou, confundidos por alimento, vão parar em seus sistemas digestivos, muitas vezes causando a morte.

Separamos 7 alternativas para substituir o canudo plástico em nossas rotinas:

 

Beba diretamente no copo!

A mais fácil e eficaz de todas, simplesmente beba diretamente no copo. Estimule crianças a fazerem o mesmo o quanto antes.

 

Canudo de Metal

O canudo de metal é reutilizável e pode ser levado para qualquer lugar. Existem diversos tipos de metais, como alumínio e aço inoxidável, é bom sempre verificar se esses metais são tóxicos ou soltam metais pesados. É possível encontrá-los em diferentes diâmetros e formatos. O kit, geralmente, já vem com um limpador interno. Existem diversos modelos na internet.

Canudo de Papel

Se precisar muito usar, opte pelo canudo de papel. Ele se decompõe mais rapidamente e tem menos impacto no meio ambiente. Ele é fácilmente encontrado em diversas lojas de festas e na internet.

Canudo de Bambu

O canudo de bambu é uma opção natural, reutilizável, durável, prática e leve. Existem diversos modelos no mercado. Aqui no Brasil, o site Paz em Gaia vende canudos de bambu feitos de forma artesanal por uma comunidade caiçara do litoral de São Paulo.

 

Canudo de Silicone

O canudo de silicone é flexível e reutilizável, uma boa opção para crianças pois protege seus dentes, porém, não deixa de ter impacto no meio ambiente. Também pode ser encontrado na internet.

Canudo de Vidro

A empresa californiana Simply Straws desenvolveu canudos de vidro duráveis que podem ser utilizados por toda a vida. Os vidros são os mesmos utilizados em laboratório, portanto, os restos de alimentos não grudam. Se você quebrar o seu, eles garantem a reposição por um novo. Ainda não encontramos esta opção disponível no Brasil.

Canudo de Palha

Nos séculos passados, todos os canudos de bebidas eram feitos a partir da palha que sobrava das colheitas de grãos. Por isso, em inglês, os canudos levam o mesmo nome que a palha, straw. Em português também existem alguns lugares que chamam o canudinho de “palhinha”. A partir de 1900, a opção foi aos poucos esquecida e substituída pelo plástico. A empresa californiana Harvest Straws trouxe a tradição de volta e produz canudos a partir de sobras de colheitas. As palhas são orgânicas, curadas e desinfetadas. Após utilizados, eles se decompõe naturalmente.

 

 

Diante desse cenário, algumas iniciativas mundo afora estão surgindo para diminuir o uso e descarte de canudos plásticos. Confira 7 delas abaixo:

1. O ÚLTIMO CANUDO DE PLÁSTICO – É uma ONG criada nos Estados Unidos após a polêmica (e triste) história da tartaruga que se machucou com um canudo que boiava no mar. Fundado por Jackie Nunes, o projeto promove campanhas que visam conscientizar sobre os malefícios do uso dos canudinhos. Sabia que, só nos EUA, 500 milhões de canudos de plástico são usados todos os dias? Com todo o lixo que geram daria para encher 46.400 ônibus escolares ou ainda dar duas voltas e meia no planeta, todos os dias, só de canudos.

2. STRAW WARS – Apenas nas lojas do McDonald’s no Reino Unido são consumidos 35 mil canudinhos a cada 24 horas. A campanha Straw Wars surgiu para diminuir o consumo exagerado desses descartáveis e mobilizar o comércio de Londres para parar de oferecer a facilidade aos consumidores. Eles só são entregues quando o cliente pede, fazendo repensar os hábitos de consumo.

3. NESSA VERÃO, DISPENSE O CANUDINHO – A vida útil estimada de um canudo é de aproximadamente 4 minutos. Pensando nisso, a WWF Brasil criou a campanha Nesse verão, dispense o canudinho. A ideia é convidar as pessoas a refletirem sobre a real necessidade de consumir um artigo que facilita a vida por poucos instantes e causam impactos permanentes no planeta.

4. #REFUSEPLASTICSTRAWS – O nome da campanha – que, em português, quer dizer #RecuseCanudosPlásticos – já é autoexplicativo: ela estimula o movimento de negar canudos quando te oferecem. A hashtag alcançou uma visibilidade tão grande que várias celebridades manifestaram apoio, como a estilista Vivienne Westwood.

5. STOP SUCKING – Lonely Whale – organização sem fins lucrativos criada por Lucy Sunmer e pelo ator Adrian Grenier que visa promover a importância do ecossistema marinho para a vida no planeta – lançou a campanha Stop Sucking – “Pare de Sugar” em português. Espalhou-se pelas redes sociais e ganhou a atenção do público por fazer um trocadilho com a expressão “Pare de ser babaca” em inglês.

6. SIMPLY STRAWS – Que tal substituir os canudos de plástico por canudos de vidro? À venda no site da Simply Straws, eles são estilosos, não demoram tanto tempo para se decompor na natureza e, o mais importante, não prejudicam a vida marinha.

7. SORBOS – Canudos comestíveis, biodegradáveis e recicláveis! A ideia surgiu na Espanha com Víctor SánchezEnric JuviñaMichael Baraffé e Carlos Zorzano e está fazendo sucesso! Em um problema ambiental, eles enxergaram uma oportunidade de negócio e, além de ajudar o meio ambiente, estão fazendo dinheiro. No final da bebida, você ainda ganha uma bala para comer. 

You may also like

Deixe seu comentário