Dicas,  Estudo

7 pistas para encontrar uma boa faculdade.

Resultado de imagem para faculdade

Qual instituição será a responsável pela sua formação? Se você está em dúvida entre duas ou mais universidades e faculdades, confira aqui algumas pistas para checar a qualidade de seus cursos. A presença de algumas atividades ou programas são importantes indicadores das condições que a escola oferece.

1 – Pós-graduação

Verifique se a instituição possui pós-graduação na área do curso que você deseja fazer. Em geral, os estudos desenvolvidos na pós são compartilhados com os alunos da graduação, o que eleva a qualidade do ensino. A graduação também é beneficiada por ter, muitas vezes, os mesmos professores (mestres e doutores) da pós.

2 – Pesquisa científica

A faculdade desenvolve pesquisa? Isso é importante, pois indica que ela está interessada em produzir conhecimentos e contribuir para o avanço da ciência. E os professores pesquisadores estão sempre por dentro das últimas novidades da área. Se ela oferecer bolsas para iniciação científica (bolsas para os alunos que se envolvem em pesquisas), mais um ponto para ela.

3 – Infraestrutura

Como estão as condições de laboratórios, salas de aula e bibliotecas? E dos ambientes onde são realizadas aulas práticas, como estúdios de comunicação e clínicas de saúde? A qualidade da formação depende também das condições físicas e dos equipamentos utilizados, que precisam ser semelhantes aos encontrados no mercado de trabalho.

4 – Convênios para intercâmbio

Se ela tiver acordos com instituições de outros países, além da experiência internacional, que valoriza muito o currículo, você poderá cursar disciplinas em uma universidade estrangeira .

5 – Programas de estágio

Nas atividades de estágio, os estudantes complementam a sua formação ao colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Saem na frente as universidades que têm convênios com empresas para oferecer essa oportunidade aos alunos.

6 – Atividades de extensão

São projetos e serviços voltados à comunidade, nos quais os estudantes conhecem melhor o dia a dia e os desafios da profissão. Por exemplo, estudantes de Direito que atuam em escritório modelo para prestar atendimento à população. Ou alunos de Agronomia que auxiliam produtores rurais nas atividades agropecuárias.

7 – Inovação e empreendedorismo

Dois temas que estão pauta da educação do século XXI.  Procure saber se a instituição tem iniciativas ou disciplinas relacionadas a esses assuntos.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: