Cabelo | Teste de Porosidade. Como fazer?

Como está a saúde de seu cabelo?

No mundo naturalmente encaracolado, porosidade do cabelo simplesmente refere-se à capacidade do cabelo para absorver a umidade. Dependendo da condição do seu cabelo, suas camadas da cutícula pode ser muito abertas permitindo uma grande quantidade de umidade entre. No lado oposto do espectro, as camadas de cutículas do seu cabelo podem ser muito apertadas e não permite que a umidade penetre. Cabelo com alta porosidade é aquele cabelo muito poroso e permite que uma grande quantidade de umidade entre e saía com muita facilidade. Baixa porosidade significa que seu cabelo é menos poroso e é resistente à umidade. Ou seja, Porosidade é a capacidade do cabelo de absorver líquidos. Um fio com uma porosidade normal (equilíbrio) conseguirá absorver a hidratação e os nutrientes necessários para continuar saudável, macio e brilhoso.

DIFERENTES TIPOS DE POROSIDADE DOS CABELOS

Existem três tipos de porosidade: a baixa, a média e a alta.

1 – BAIXA POROSIDADE :

Um fio com porosidade baixa tem as suas cutículas bem fechadas, característica de um cabelo “virgem”. O que acontece nesses casos é que os líquidos têm dificuldade para penetrar no interior do fio, dificultando o processo de absorção da água e dos nutrientes.

2 – MÉDIA POROSIDADE:

Nesse caso os cabelos estão com as cutículas levemente abertas. Dessa maneira, os fios absorvem com facilidade a água e os outros nutrientes.

3 – ALTA POROSIDADE:

É quando as cutículas estão muito abertas. Como consequência, os fios absorvem a água rapidamente, mas também perdem com muita facilidade. O cabelo fica mais vulnerável a ação do vento, calor, poluição e produtos químicos. O resultado são fios ressecados, volumosos, com frizz, opacos e quebradiços.

 

 

Como você pode determinar o nível de porosidade do seu cabelo? Há muitas maneiras de testar isso, uma delas é a realização do “teste do copo.”

  1. Pegue um par de fios de seu cabelo e deixá-los em uma copo com água (temperatura ambiente).
  2. Deixá-los sentar no copo por cerca de dois a quatro minutos.
  3. Observa o seu cabelo. Se o cabelo estiver a flutuar na água, você tem baixa porosidade. Se o seu cabelo estiver no fundo do copo/bacia, você tem alta porosidade.

 

Outro teste ainda mais simples é este: (FAZER NO CABELO MOLHADO)

  1. Espremer o excesso de umidade do seu cabelo para que ele não pingue, mas deixá-lo tão úmido quanto possível, passe os dedos no sentido contrario do cabelo.
  2. Se sente o cabelo áspero ou tem uma textura “tipo palha”, seu cabelo não é muito porosa(baixa porosidade).
  3. Se sente o seu cabelo simplesmente molhado, você tem a porosidade do cabelo normal.
  4. Se sente o seu cabelo  pegajosa ou sente dificuldade a subir os dedos, então o seu cabelo tem alta porosidade.

You may also like

Deixe uma resposta