Cabelos Porosos | Como Identifica-lo? Quais são as causas? Como cuidar?

Resultado de imagem para cabelo poroso
O que são cabelos porosos? A estrutura do fio de cabelo é formada por 3 partes, sendo elas a medula  o córtex e a cutícula. A cutícula é a parte mais externa do fio, que é ela que controla a porosidade do cabelo. Se suas cutículas de cabelo estiverem abertas, a porosidade será maior. E é ai que está o meu e talvez o seu problema também!
Quais as causas dos cabelos ficarem porosos demais? 
Com certeza um dos processos mais severos para um cabelo é a descoloração, eu tentei ficar platinada, consegui, mas meus fios pediram socorro. A descoloração precisa abrir as cutículas dos cabelos para retirar o pigmento que está no córtex, por isso causa muitos danos, pois modifica a estrutura capilar.
Imagem relacionada
Como saber se seu fio esta com porosidade elevada?
Existem dois testezinhos fáceis de fazer para ver se seu cabelos está realmente com as cutículas abertas. O teste que eu fiz e acho o mais prático é:
Teste 1: pegue um fio de seu cabelo, pegue o que fique na parte de trás da cabeça bem em cima, que normalmente são os fios mais danificados, não precisa arranca-lo. Depois de separado pegue o dedo indicador e o dedão (na forma de pinça) e coloque o fio entre eles, e deslize os dedos bem de leve. Vá deslizando por todo o comprimento do fio, e vá sentindo ele. Se você sentir parecendo grãozinhos de areia pelo comprimento do fio, você pertence ao grupo das porosas!!!
Teste 2: neste teste você terá que arrancar alguns fiozinhos da cabeça, do mesmo lugar indicado no teste 1. Pegue uma vasilha cheia d’água e coloque o fio sobre a água, sem afunda-lo. Espere aproximadamente 3 min. se ele afundar significa que o cabelo está poroso.
Resultado de imagem para cabelo poroso
O que acontece quando o cabelo está poroso?
Esta também pode ser uma forma de perceber se seu cabelo está com porosidade alta. No dia a dia se você observar tais coisas como:
1- Você lava seus cabelos, e ele demora horas intermináveis para secar;
2- Você faz uma hidratação no cabelo, enquanto ele esta molhado parece hidratado, mas já ao secar a hidratação parece que foi embora dos fios;
3- Seu cabelo tem tendência a ficar com os fios arrepiados e com muito frizz;
4- Se você pinta ou tonaliza os cabelos e parece que a cor não dura o desejado;
5- Seu cabelo está opaco, sem brilho, e sem vida;
Se você nota seguidamente algum destes itens citados a cima seu cabelo é poroso, e estes itens também é o que causa ter cabelos com cutículas abertas!
Resultado de imagem para cabelo poroso
Porque acontece estes itens citados a cima nos cabelos?
1- Como as cutículas estão muito abertas, o fio retem muita água, dificultando a secagem do cabelo.
2- Da mesma maneira que o fio retem muita água, ele também não consegue mante-la no córtex do fio, fazendo com que assim que seque, a hidratação vai embora junto na evaporação da lavagem;
3- O cabelo poroso perdeu muita proteína, e ceramidas da estrutura capilar, fazendo com que o fio fique tão leve que fica sempre arrepiado, sem peso;
4- A tintura não dura, da mesma maneira que a hidratação não dura, pois as cutículas abertas não conseguem manter a cor depositada no fio;
5– O brilho nos cabelos nada mais é que a luz refletida nos fios, então como irá refletir luz em um fio todo “craquelado” como na figura acima, a luz só consegue refletir se as cutículas estiverem sobrepostas umas nas outras!!!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *