Dicas

Conheça o método perfeito para manter a organização na sua casa e sua vida.

Um lugar limpo, organizado, sem acúmulos e bagunças tem o poder de criar um ambiente de paz. Vai além de qualquer mania de limpeza, trata-se de um sentimento interno de satisfação e leveza que transborda em todos os aspectos da vida.

Para a japonesa Marie Kondo, autora do best-seller “A Mágica da Arrumação”, a organização da casa influencia nossa maneira de pensar e viver. Ou seja, o ambiente externo, influencia diretamente nosso interior. E não basta arrumar, precisa arrumar da maneira correta. De maneira sistemática e quase ritualística, ela criou o Método KonMari e afirma: você terá que fazer tudo de uma só vez.

 

 

Resultado de imagem para A Mágica da Arrumação

 

Mas como assim organizar tudo em um só dia? Parece impossível imaginar termos tempo de seguir o método criado por Marie, mas ela dá todas as dicas para quem deseja experimentar esse processo. Ao fim, não será apenas um lar onde tudo está no lugar, o mais importante talvez é que restará muito menos coisas com que se preocupar.

Mais bagunça, menos dinheiro
Entre as áreas de sua vida que podem ser melhoradas com a organização, podemos destacar as finanças pessoais. Uma residência bagunçada atrai outros tipos de desorganizações: contas atrasam, acumulam juros e, ao fim, o valor sai mais salgado do que deveria. Outra coisa que também acontece com frequência é esquecer de cancelar um serviço que não se usa mais, como um plano de televisão ou revista por assinatura, de academia ou de celular. E estes são apenas alguns exemplos. O resultado de tudo isso é mais gastos desnecessários e menos dinheiro para poupar.

Separamos abaixo alguns itens do Método KonMari que podem te ajudar a sair deste ciclo vicioso:

1- Organize por categoria, não por cômodos
Comece organizando livros, depois contas e faturas, por exemplo. Segundo Marie, não adianta deixar os mesmos tipos de itens espalhados em pontos diferentes da casa e é isso que acontece quando arrumamos a casa separadamente por cômodos. Ela dá a dica: faça do dia da arrumação um dia especial. Coloque uma música, um vinho e vá sem pressa. O resultado é garantido.

2- Segure cada item e pergunte: Isso me desperta alegria?
Esta técnica ajudará a desentulhar tudo que está ocupando espaço. É preciso ser bem honesto consigo mesmo. Pegue cada item que está segurando e entenda o que ele representa na sua vida. Tem muitas coisas que fazem parte de nossa vida por um longo tempo e temos um apego muito grande para deixá-las ir e o resultado disso é um armário recheado de recordações escondidas em caixas. Se algo não lhe desperta uma alegria real, não tenha medo de descartá-la ou repassá-la para outra pessoa que precise.

3- Guarde o que ficou em um lugar visível
Sempre comece a organização pelos itens mais fáceis. Deixe os itens de maior apego emocional por último, por exemplo. Quando chegar ao fim da organização, tudo que decidiu que ficará com você deverá estar em um lugar de destaque na casa. Seus itens precisam ser fáceis de visualizar e acessar.

Toda vez que tiver dúvidas, no meio do processo, lembre- se: quando você se organiza por fora, você se organiza por dentro. E o que há de melhor do que estar em paz com seu eu interior?

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: