Dicas,  Receitas,  Saúde

DIY | Aprenda a fazer xampu sólido de Babosa.

A Babosa é uma planta nativa do norte de África que é considerada medicinal por muitos especialistas graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde humana. Ela é composta de 12 vitaminas , 15 enzimas, 18 aminoácidos, inclusive os principais compostos do corpo humano, 20 minerais ,75 nutrientes e mais de 150 princípios ativos.

Presentemente, é comum encontrar produtos de venda livre em agricultores, drogarias, supermercados ou até em detergentes ou em xampus e condicionadores.

Em especial nos cabelos, a Babosa pode trazer uma série de vantagens com o seu uso adequado e contínuo, muito melhor até que fórmulas químicas e produtos elaborados especificamente para tratar as madeixas. Dentre elas, a Aloe Vera pode prevenir e tratar a queda dos fios, hidratar os cabelos e até acabar com a caspa.

Este ingrediente é a base para uma receita caseira de sabonete do site Cura pela Natureza. Com ele, você poderá lavar seus cabelos, deixando-os limpos, bem fortes e sem uso de substâncias tóxicas que os cosméticos comuns possuem.

 

 

Imagem relacionada

Ingredientes

1 folha de babosa

1 folha de confrei ou alecrim (fresco)

Meio quilo de sabão de glicerina

2 colheres (sopa) de suco de limão

150 ml de água mineral ou filtrada

2 colheres (sopa) de óleo de amêndoa doce

 

Modo de preparo

Bata no liquidificador a água, a babosa e o confrei (ou o alecrim). Em seguida, coloque a mistura em banho-maria e acrescente a glicerina, mais o limão e o óleo de amêndoa.

Quando estiver bem derretido, despeje numa fôrma retangular, deixe endurecer e corte em pequenos retângulos (rende mais de um sabonete). Enrole em filme transparente e embale a gosto.

 

Resultado de imagem para xampu de babosa

 

Modo de usar

Passe na cabeça e deixe penetrar suavemente. Espere agir de 15 a 20 minutos e retire enxaguando bem os cabelos. Faça isso de uma a três vezes por semana.

Os ingredientes podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou até mesmo em lojas pela internet. Preste atenção se você não tem alergia a algum dos ingredientes da fórmula e, se possível, faça um teste em uma mecha de cabelo na primeira vez.

Se não é sua praia desenvolver os próprios cosméticos e produtos de higiene, saiba que já há muitas opções no mercado mais saudáveis e naturais, inclusive de xampus em barra. O importante é, aos poucos, ir substituindo químicos nocivos por soluções menos agressivas ao meio ambiente e, é claro, à saúde.

A receita é ensinada pelo Cura pela Natureza, um blog especializado em receitas caseiras. Veja mais aqui.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: