Haitianos que perderam tudo constroem lar compartilhado com bambu e fibras naturais.

Já se passaram sete anos do abalo sísmico onde 1,5 milhão de haitianos perderam suas casas e o país ainda está em processo de recuperação. Entre os projetos realizados por lá, destaca-se o Konbit Shelter que constrói habitações comunitárias ecológicas para a população.

Idealizado pela Fundação Heliotrope, este projeto acaba de entregar mais uma iniciativa: a House Louisana, uma casa multifamiliar construída pelos próprios habitantes usando recursos locais de boa qualidade. Os moradores haviam perdido tudo e até a casa ficar pronta viviam em abrigo temporário.

Dos materiais usados, o bambu é o principal. Ele foi usado no suporte e telhado da casa. Para fazer as paredes foram usados terra e fibras naturais utilizando uma técnica de construção natural.

 

Foto: Oficina Design

Já esteticamente foi respeitado as características de design locais, que incluem telhado duplo, varanda e um quintal ao ar livre para socialização. No interior, um pátio central é cercado por sala, quartos e uma cozinha. Como não há eletricidade, as janelas e espaços abertos da casa são posicionadas estrategicamente para aproveitar ao máximo a entrada de luz natural e circulação de ar. O teto alto também ajuda na ventilação.

As técnicas de baixo custo implementadas na construção foram ensinadas aos moradores e construtores locais, que colocaram a mão na massa. A ideia é que projetos do tipo possam ser replicados por eles. A casa foi construída em apenas quatro meses e foi financiada por uma campanha do site de financiamento coletivo Kickstarter.

 

House-Louisana-ciclovivo1House-Louisana-ciclovivo2House-Louisana-ciclovivo3House-Louisana-ciclovivo4House-Louisana-ciclovivo5House-Louisana-ciclovivo6House-Louisana-ciclovivo7House-Louisana-ciclovivo8House-Louisana-ciclovivo17House-Louisana-ciclovivo18House-Louisana-ciclovivo19House-Louisana-ciclovivo22House-Louisana-ciclovivo14
House-Louisana-ciclovivo16

Todas as fotos: Oficina Design

You may also like

Deixe uma resposta