Brasil,  Estudo

Idiomas Sem Fronteiras | MEC disponibiliza curso de Inglês online e gratuito!

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece aulas de inglês gratuitas para estudantes oriundos de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil. Trata-se do curso My English Online (MEO) do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF).

A plataforma on-line foi criada com o objetivo de preparar os estudantes para participar do programa Ciências Sem Fronteiras. Sendo assim, alunos de graduação ou pós-graduação podem participar. Primeiro você precisa checar se a sua instituição está entre as credenciadas.

O Idiomas sem Fronteiras é uma iniciativa do MEC, com o objetivo de estimular o estudo de línguas estrangeiras entre os estudantes brasileiros. Os cursos e os testes de proficiência são promovidos gratuitamente, graças à parceria estabelecida com universidades em todo o país.

 

Resultado de imagem para estudar online

 

A partir de agora, apenas estudantes, técnicos e docentes de instituições cadastradas ao IsF Inglês podem participar do curso, além de professores da educação básica. Aqueles que já participam do MEO, mas são de universidades não cadastradas como parceiras do programa, podem seguir realizando as atividades e completando seus módulos somente se estiverem ativos no curso, ou seja, se não tiverem sido bloqueados por falta de participação.

O Curso

O usuário terá acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento. Além disso, os materiais podem ser impressos para prática posterior, sem necessidade de consulta ao computador.

O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado: iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado – este último é preparatório para três exames de proficiência: Cambridge English Advanced (CAE), Cambridge English First (FCE) e TOEFL. Cada nível contém três partes (que deve concluída em até 60 dias) abrangendo atividades com e-Book, vídeo, gramática e leituras. A duração máxima de cada etapa é de 180 dias. Ao final de cada parte, o usuário deverá fazer um Teste de Progresso como preparação para a Prova Final do nível.

 

Resultado de imagem para estudar online

 

Após a inscrição, é necessário fazer o Placement Test, que vai indicar o nível de proficiência do estudante e de quais turmas pode participar quando for lançada nova oferta de vagas nas instituições cadastradas. O teste é obrigatório para entrada e realização do curso.

Não é possível trancar, recomeçar ou estender os prazos do curso. Ao receber os dados de acesso por e-mail, o usuário tem até 20 dias para entrar no MEO e fazer login. Após o primeiro login, é necessário realizar o Placement Test e iniciar o curso dentro de 20 dias.

Não há prazo mínimo para a conclusão dos níveis e para terminar o MEO. Uma vez dentro do curso, contudo, o participante não poderá se ausentar por mais de 45 dias, para que não haja bloqueio de sua senha. O acesso à plataforma estará disponível até 31 de dezembro de 2019, quando todos os cursos serão concluídos e todos os logins e senhas desativados.

 

Resultado de imagem para estudar online

Para iniciar o curso, o estudante deve se cadastrar na plataforma e assinar o Termo de Compromisso. Para se inscrever ou acessar mais informações, basta acessar o sistema ISF Aluno.

Clique aqui para de cadastrar!

 

As inscrições para o curso My English Online (MEO) estão abertas a partir desta quarta-feira, 11, e seguem até às 23h59 do dia 30 de junho de 2019.

Caso queira verificar as instituições credenciadas, acesse: http://isf.mec.gov.br/instituicoes-parceiras

Veja o Edital nº 96 de 2017, que dispõe sobre as inscrições no My English Online.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: