Plogging | Pratica esportiva que faz bem à saúde e à natureza.

Uma nova atividade física está fazendo sucesso na Suécia. Trata-se de uma espécie de jogo onde os participantes mesclam a prática da corrida com a limpeza das ruas. Plogging é uma maneira inusitada de cuidar da saúde e do meio ambiente.

Uma matéria da BBC até destacou que essa combinação eleva os benefícios do exercício. Isso porque inclui movimentos de agachamento para abaixar e pegar os itens descartados no chão. Além disso, a “brincadeira” pode ajudar mentalmente os praticantes, afinal quem não se sente melhor após um ato de cidadania?

 

Resultado de imagem para Plogging

 

O novo esporte foi idealizado pelo ambientalista Erik Ahlström em 2017. Após se mudar para Estocolmo, capital da Suécia, ele achou que a cidade parecia um depósito de lixo. Então, começou a organizar grupos de corrida onde os corredores, equipados com luvas e sacos de lixo, iam limpando a região.

 

Resultado de imagem para Plogging

 

O ambientalista sueco organizou um grupo no Facebook para lançar a ideia, desde então, a atividade ganhou milhares de adeptos no mundo inteiro. Usando a hashtag #plogging ou #plogga é possível acompanhar que a tendência já chegou em outros países da Europa e até em outros continentes. Se você quer fazer parte deste movimento, não é preciso muito: uma roupa de ginástica, uma sacola para coletar lixo e um par de luvas. Adicione um pouco de disposição e terá tudo que você precisa.

 

Resultado de imagem para Plogging

 

Plogging no Brasil

Pegar o lixo do chão não é uma prática muito popular por aqui. Prova disso foi o estranhamento causado por torcedores japoneses que recolheram objetos deixados nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo em 2014. Vista como um exemplo de cidadania, a atitude passaria despercebida no Japão ou nos países nórdicos, onde descartar o lixo no lugar certo e manter as ruas limpas faz parte da cultura local.

 

You may also like

Deixe seu comentário