Dicas,  Saúde

Porosidade Capilar | O que é? Como resolver?

A Porosidade Capilar é a capacidade que os fios de cabelo têm de absorver líquidos ou umidade. As cutículas, que são como barreiras protetoras, se abrem e os fios ficam mais vulneráveis ao vento, sol, poluição, baixa umidade do ar e aos produtos químicos.

A porosidade também provoca pontas duplas e no caso de quem usa tintura e faz com que a cor desbote com maior facilidade. Os principais causadores da abertura das cutículas e, consequentemente da porosidade do cabelo, são as escovas definitivas, relaxamentos, descoloração, tinturas, permanente, o uso excessivo do secador e da chapinha, a exposição excessiva ao sol e ao vento. Quanto maior o grau de porosidade dos cabelos, mais volumosos, rebeldes e arrepiados eles ficam.

 

Qual o grau de porosidade do seu cabelo?

 

 

 

Baixa porosidade: Quando estão com baixa porosidade, os fios tem ótima resistência e a dificuldade de penetração dos líquidos é maior.

Porosidade moderada: Os cabelos com porosidade moderada apresentam cutículas levemente levantadas. São fios considerados “normais”.

Porosidade acentuada: Cabelos com química em geral, fios ressecados e danificados geralmente apresentam porosidade acentuada. Este tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve.

Porosidade extrema: A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase instantaneamente.

Saiba como montar seu Cronograma Capilar! Leia mais AQUI!

 

 

Ceramidas é um lípido composto pelo álcool insaturado de 18 carbonos esfingosina e um ácido graxo de cadeia longa unido mediante uma ligação amida. É a molécula base dos esfingolípidos, muito abundantes na bicapa lipídica das membranas celulares. Ele existe naturalmente nos cabelos, mas especificamente no meio das escamas ou cutículas. Ela tem a função de manter a água e nutrientes dentro do fio tornando ele resistente e saudável. Quando ela é retirada do cabelo por meio de químicas, shampoo e ou agressões diárias o cabelo tende a ficar muito ressecado, fraco e frágil.

Sua função é hidratar e nutrir e pela sua capacidade de criar uma película protetora nesse fio grudando as cutículas como se fosse uma cola, consegue manter os nutrientes e umidade por mais tempo dentro desse fio. Mesmo sendo uma gordura e protegendo o fio criando essa película, tem a vantagem de não pesar o fio e nem deixa-lo oleoso. E com o uso frequente dela a gente consegue evitar a porosidade, frizz e mantém o cabelo nutrido e hidratado.

Como fazer Umectação Capilar. Leia mais AQUI!

 

cabelos porosos

RECEITA PARA CABELOS POROSOS:

  • 20 ml de mel
  • 10 ml de óleo vegetal
  • 10 ml de bepantol
  • 2 colheres de máscara à base de ceramidas

COMO FAZER

Misture todos os ingredientes e aplique de mecha em mecha nos fios previamente lavados com shampoo. Deixe pausar por 20 minutos e enxágue. Se o cabelo não estiver realmente muito seco e poroso, pode lavar normal após o tempo de ação.

OBSERVAÇÕES

1. Tem que ser mel puro, mel “de verdade”.

2. Tem que ser óleo vegetal, óleo 100% puro. Eu gosto do de abacate, mas pode usar coco, pracaxi, semente de uva ou qualquer um que você tenha em casa, inclusive o de oliva, desde que seja extra-virgem.

3. Bepantol solução. É o equivalente a uma tampinha, mais ou menos.

4. Dá pra usar outras máscaras nutritivas, mas as que contém ceramidas fazem um casamento perfeito e combatem muito bem a porosidade.

Essa hidratação pode ser feita uma vez na semana, até que sinta seu cabelo mais forte e saudável.

Qual a diferença entre hidratação, reconstrução e cauterização? Leia mais AQUI!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: