Saúde

Yoga e Pilates | Entenda a diferença entre os dois métodos.

Para o público em geral, existe muita confusão sobre as diferenças entre yoga e pilates. Os dois métodos, embora possuam semelhanças, têm objetivos diferentes. Apesar disso, as práticas se complementam, e se oferecidas no mesmo espaço, podem trazer benefícios aos alunos.

Semelhanças entre Yoga e Pilates

As semelhanças entre as duas metodologias, embora não sejam tão grandes quanto a maioria das pessoas acredita, existem sim! O pilates apresenta influências do yoga em muitos exercícios, assim como de outras atividades.

Confira algumas das semelhanças entre yoga e pilates:

  • Os dois métodos exigem concentração;
  • Para ambos, há um trabalho intenso de força e flexibilidade utilizando o peso do próprio corpo;
  • Há semelhanças em alguns exercícios de solo do pilates e algumas posturas do yoga. Por exemplo: o Elefante do pilates se assemelha ao Cachorro olhando para baixo do yoga.

Diferenças entre os métodos

A principal diferença entre yoga e pilates é quanto ao objetivo de cada prática. O pilates é uma forma de condicionamento físico que visa proporcionar bem-estar geral, força, flexibilidade, consciência corporal, percepção do movimento, alinhamento e controle postural. O foco está no treinamento do Power House e pode ser indicado para treinamento físico e reabilitação. Devido a suas características, o pilates pode ser direcionado para qualquer público, pois é possível ajustá-lo aos mais variados objetivos e necessidades. Já no yoga, a finalidade é o equilíbrio da mente e o autoconhecimento. Os ganhos físicos facilitam a obtenção de uma mente mais equânime. As profissionais acreditam que o yoga não se adapta a qualquer pessoa. Diferentemente do pilates, é o praticante que deve adaptar-se o método.

 

Resultado de imagem para Yoga e pilates

 

Quando uma prática é mais indicada do que a outra?

Pode acontecer de um aluno procurar pelo seu espaço de yoga e pilates e, por ter pouco conhecimento sobre as diferenças entre as duas metodologias, não saber qual é a melhor opção para o que ele necessita.

Caso a pessoa apresente alguma patologia, a indicação deve ser o pilates. Após a reabilitação completa ou o fortalecimento necessário, o aluno poderá mudar para o yoga, se desejar, ou até praticar as duas modalidades.

Se você também conhece alguma combinação legal entre outras modalidades, deixe a sua sugestão nos comentários!

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: